Estabelecer o Governo de Deus na família
Só tem uma forma de estabelecer o governo de Deus, permitindo que Ele faça parte e conduza todos os que estão envolvidos na aliança.
O governo é como o leme de um navio, ele controla e comanda. Quando o Senhor é o governo da família, Ele vai à frente, controlando e comandando toda sas coisas.
“Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guarda a cidade, em vão vigia a sentinela” (Sl 127:1).
O Senhor precisa ser o construtor da nossa aliança. A aliança da família precisa estar a cada dia firmada no Senhor, para que todo investimento não seja perdido, não seja em vão.
Em Eclesiastes 4:12, a Palavra diz: “E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão, e o cordão de três dobras não se quebra depressa.
Quando a Bíblia fala do cordão de três dobras, fala da aliança dEle com o casal. Se o senhor não governar o casal, não tem como a família estar firmada na Rocha, em Cristo. Porém, quando o Senhor é a terceira dobra na aliança, ela é estabelecida e firmada com excelência.
Três características fundamentais devem ser observadas na aliança:
Virtude: qualidade de excelência moral; ânimo, valor (Pv 31:1)
A Bíblia diz: quem achará a mulher virtuosa? O seu valor muito excede ao de rubis. Deus como o Senhor da aliança, estabeleceu o princípio da virtude, sobre a vida da mulher. A mulher virtuosa é a mulher que se valoriza e valoriza a aliança, sabendo qual a sua função a ser cumprida.
A mulher virtuosa está sempre em busca do trono de Deus para alcançar as virtudes que estão contidas em Sua Palavra e o melhor é que seu marido confia nela e os seus filhos sempre a louvam por suas atitudes.
A mulher virtuosa tem cuidado com a sua casa, com o marido, com os filhos. Ela não espera que o suprimento da casa venha apenas do marido, mas trabalha para ajudá-lo, como uma boa auxiliadora idônea. E não apenas isso, mas até das suas servas têm o cuidado de direcioná-las de forma que toda a sua casa é organizada.
A mulher virtuosa tem sempre uma palavra de sabedoria no abrir de sua boca, por onde passa libera palavra de vida, que traz um novo ânimo.A mulher virtuosa por ter a sua casa sempre em ordem e organizada, recebe o louvor do seu marido e o reconhecimento de seus atos pelos seus filhos. Ela é por eles admirada e estimada.
A mulher virtuosa teme ao Senhor, respeita a Sua Palavra e se santifica para que toda a sua casa seja santa. Prudência: qualidade de encarar situações com cuidado e moderação, porém, evitando exageros (Mt 7:24-26).
O Senhor coloca a responsabilidade ao homem para que no Senhor construa a casa. O homem prudente, está sempre atento espiritualmente contra as artimanhas do inimigo e não permite que a família seja atacada.
O homem prudente busca a Deus em oração. Ouve e executa tudo o que Deus lhe fala. Quando as dificuldades vêm sobre a família, não permite que as decisões sejam tomadas, sem que o Senhor da aliança tenha falado ao seu coração.
O homem prudente conduz a sua casa buscando conselho em Deus através da Sua Palavra e dos Seus profetas. Ama sua esposa, bem como os seus filhos. Ele tem cuidado para com a mulher da sua aliança. Os seus filhos em tudo sentem-se supridos. O homem prudente é aquele que não permite que as diferenças ou situações adversas o vençam, mas trata cada uma delas com a direção que Deus lhe dá e sempre alcança o favor do Senhor.
Obediência com honra: acatar ordem ou orientação (Ef 6:1-3). A chamada para cada filho é a obediência. Obedecer está em fazer sem questionar ou concordar. Quando o filho estabelece o princípio de obediência para com seus pais, ele é encontrado como justo diante do Senhor.
Todas as vezes que obedecemos a Deus para estabelecer a aliança, atraímos os olhos do Senhor para a aliança. Obedecer a Deus requer renúncia. Toda renúncia no Senhor traz conquista. Quando somos obedientes a Deus e aos pais, estabelecemos a honra. O ato de honrar aos pais, prolonga os dias na terra. Todo filho que quer viver muito, honra aos pais. Como honrar aos pais?
1. Cuidando em amor
Quando cuidamos com respeito e gratidão, estabelecemos decretos de vida. O amor tudo suporta.
2. Cuidando com carinho
Palavras de afeto promovem cura e estabelecem o Reino de Deus sobre nossos pais.
Quando estabelecemos o governo de Deus na nossa família, em nossa casa, alcançamos virtude, prudência e obediência. Se cumpre em nossas vidas o Salmo 128.
Sabemos que tudo na vida depende de uma decisão, portanto, decida hoje exercer o governo de Deus em sua família e na sua casa.